Arquétipo do Triângulo

0
12826

Esse arquétipo traz duas informações bem importantes.

 

A primeira dela está ligada a poder, luz magia força, sabedoria, beleza, divindade. Trazendo a idéia de uma tríade, onde em cada cultura irá trazer a sua crença. Um exemplo clássico é “Pai, mãe e filho”. Ou seja, a ponta do triângulo é o resultado da energia formada pelas duas outras pontas. A idéia é que o ponto mais alto é único.Crescimento, progresso e unicidade. A base sustenta a ponta.

O apontar para cima traz a questão da ligação com as esferas superiores, por isso a divindade. Ascensão espiritual.

 

A segunda parte está ligada a sexualidade e erotismo.

 

Os seres humanos, percebem mesmo que de forma inconsciente, como disse Jung, a presença do erotismo e do feminino no triângulo. Em muitas culturas ele está bastante ligado a sexualidade.

 

Na cultura pagã, o triângulo invertido representa o feminino, já o triângulo apontando para cima, o masculino. A junção dos dois forma o princípio da fertilidade, do casamento, da divindade. No caso a estrela de davi, representa isso.

 

Em uma das pesquisa que fiz, li um artigo muito interessante sobre o simbolo da Playboy, onde mostra muitos triângulos embutidos na marca. Sem contar o arquétipo do coelho, que representa o instinto de reprodução.

Somos atingidos por arquétipos a todo momento, principalmente no marketing!!

 

E você, já usou esse arquétipo??

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.