Lei do Equilíbrio

0
2273

A famosa lei do Dar e Receber

Dentro da questão sistêmica é a lei de equilíbrio entre o dar e receber.

Toda relação precisa ter um equilíbrio de troca.
É muito difícil um relacionamento onde um doa demais e o outro apenas recebe.

Muitas pessoas têm dificuldades em receber, pode ser um presente, ou um elogio, um favor, uma ajuda. Tanto faz. Essas pessoas costumam doar demais e não conseguem receber. Doam tempo, mas preferem fazer as coisas sozinhas pra não ocuparem o tempo dos outros, por exemplo. E também existem as pessoas que recebem demais e não doam.
É muito importante essa lei estar em equilíbrio em todas as relações, pois ela pode causar sérios problemas.
Entre um casal, por exemplo, quando o marido faz tudo pela mulher, pagando todas as coisas, como faculdade e tudo mais e ela não se sente capaz de pagar aquela divida, podem acontecer traições e separações por conta desse desequilíbrio.

Dentro de uma relação de pais e filhos, normalmente esse é o motivo pelo qual os filhos saem de casa cedo, pois já receberam o que poderiam dos pais e “pagam” a divida se virando na vida. Honrando os pais dessa forma. Quando eles ficam por longos períodos morando com os pais é como se eles estivessem “pedindo” sempre mais, como se apenas a geração da vida não fosse suficiente.

Para equilibrar o sistema, pode acontecer, por exemplo, um neto que gasta grande parte do dinheiro da família com drogas, pois o avô conseguiu deixar a família rica, porém de forma ilegal. Para equilibrar o sistema, o neto, nesse caso hipotético, gastará o dinheiro ilícito.

Claro que esses são exemplos genéricos, apenas pra entender a importância dessa lei e que ela em desarmonia pode causar transtornos.

Aquele que dá mais está em posição superior, de poder. Muitas coisas podem acontecer para a divida não ficar impagável. Dê apenas o que pode receber.

Não é uma cobrança, é apenas equilibrar o sistema.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.