Arquétipo do Coringa

2
6759

Vamos falar desse arquétipo que está super em alta?

Usado por muitos adolescentes, na fase mais rebelde da vida, o coringa representa o arquétipo do louco, inclusive nas cartas de tarot. O oposto do Batman, que representa o arquétipo do herói.

A característica principal é frieza e desprezo pela vida. Além de insano, sarcástico, vida louca. Facilmente parte para violência. Não é confiável.

Tem muito a ver com as nossas sombras, aquela que fingimos não existir. O Coringa faz nossos instintos mais profundos serem aflorados.

“Dessa maneira o louco se apresenta como ponte entre o mundo caótico do inconsciente e o mundo ordenado da consciência. (NICHOLS)”

Pontos positivos: esperto, não tem medo de nada, encara desafios bem elaborados, gosta de aventuras, facilidade em encarar situações difíceis.

Apesar de suas sombras serem bem pesadas, acredito que se utilizado de maneira consciente possa ser tirado um bom proveito dele. Para pessoas muito tímidas, ou com falta de coragem, por exemplo. Ou para aquelas que reprimem o que sentem.

Para quem tem filho que usa pode incluir pela casa arquétipos positivos como flores, golfinhos, beija flor e bússola para ajudar no direcionamento.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.